Rss Feed
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Blog ultrapassado?

    25 de agosto de 2009

    "Twittar" virou moda. O termo se refere a quem utiliza a “nova” febre da comunicação na internet: o Twitter. Afora todas as discussões filosóficas sobre o papel da internet nas relações humanas, o interessante é ver como a web vai superando e descartando a si mesma.

    A intensão por trás do novo site de relacionamentos é ser um diário em tempo real. A idéia do diário nos lembra o que? Os blogs, que, se não foram criados para esta finalidade, foram utilizados como tal pela grande maioria de seus adeptos.

    Como aconteceu com os jornais, que tiveram que se adaptar para o ambiente da rede, e mais tarde tiveram que aprimorar seu sistema de notícias para o “furo” constante (tempo real), assim também a internet está aos poucos substituindo os já ultrapassados e obsoletos (?) blogs.




    Voltando ao exemplo dos textos jornalísticos, que tiveram que ser adaptados para o ambiente virtual, com textos mais curtos e objetivos, o Twitter parace seguir a mesma linha. Entre outras funcionalidades - como a de ser também um site de relacionamentos a exemplo de Orkut e Facebook - a nova interface almeja funcionar como uma espécie de “blog” em tempo real, com limite de caracteres por postagem, enxugando assim, a infinidade de caracteres dos blogs.


    Alguem aí se lembra do mIRC? O MSN e outros programas vieram e foram aos poucos tomando o lugar do antigo Chat- que ainda hoje é utilizado, porém mais para troca de arquivos de interesses específicos e até alguns saudosistas.

    Ps.: Alguns blogueiros já deixaram de escrever em seus antigos sites para migrar para o Twitter, e alguns muitos estão pensando em fazê-lo. Eu por enquanto, continuo vivendo no “passado”.


  2. 6 comentários:

    1. foi só uma idéia besta a minha, já passou. Li a opinião de Saramago rs

      bjs

    2. Bruno Dias disse...

      "De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido", disse o mestre. Li esses dias que o modelo de blogs, apesar de bem sucedido, é algo que não recebeu a devida atenção por parte da web. Poucos recursos são oferecidos, e o modelo parou no tempo... quase nada em termos de atualização foi acrescentado desde que foi "inventado". Eu continuo com meu blog, nem sempre atualizando com a frequência que gostaria, mas nem passa pela minha mente abandioná-lo. Só que a Web 2.0 é um fenômeno, e o futuro e possibilidades são imprevisíveis! Aguardo com expectativa as cenas dos próximos capítulos...

    3. É viciante mesmo td isso...mesmo eu que não sou tão ligada ao Twitter, tenho que abri-lo todo dia.rs

      Quanto ao texto de Santa Cruz, lembrei de vc quando o cara foi lá. Pensei: "É terrinha de gabrimel!"

      O curso tem todo semestre, é de graça e te faz pensar muito. Até bateu uma deprê nos primeiros dias.

    4. Keittimere disse...

      Concordo plenamente com você...
      E sem dúvida também continuarei vivendo no passado.

    5. Daniel Rangel disse...

      Bem... Acho que estamos começando a amadurecer a ideia da hiper mídia, exorcisando essa visão da sobreposição ou substituição. Outrora, não éramos formados para administrar diversos ambientes virtuais. Hoje, já somos quase um avatar em vida real (rs)...
      Pra saber, tenho os mais famosos sites de relacionamento e afins mto bem ativos (ao meu ritmo, óbvio). E o twitter, há pouco mais de um mês ganhou minha espectadoria, que por sua vez, venho alcançando novos seguidores.... É bom registrar! ehheheheeeee...
      O blog pra mim é uma vitrine onde dividimos nossa subjetividade intelectual, poética, emotiva, criativa e artitística com os demais blogueiros. Enquanto que o twitter tem cunho cotidiano-fútil, com assuntos de interesses alheios talvez, mas de baixo valor construtivo. Dinâmica e objetivos bastatnte diferentes. ;)
      Abçs.

    6. Lucas disse...

      twitter é um saco